Quase tudo sobre o espetáculo
(dito de um jeito)
1. Maria Alice Poppe e Tato Taborda concebem as bases de um espetáculo descarnado. A dança original do esqueleto e os sons de um piano também no esqueleto, nu e ferido em seu romantismo por lanças de natureza variada.
2. Ensaiam uma conversação: a dança que provoca, a música que provoca, a dança que reage, a música que reage.
3. Maria Alice Poppe e Tato Taborda marcam um encontro com Aderbal Freire-Filho, que apresenta aos dois um pianista e escritor uruguaio e viaja.
4. Quando Aderbal volta de viagem começam os encontros na sala de ensaio de grandes janelas abertas invadidas pelo sol e pelo vento do mar.
5. O vento tira tudo do lugar: o diretor coreografa, a bailarina toca, o pianista dança, o piano fala e sonha.
(ou em outras palavras)
O espetáculo Caprichosa Voz que vem do Pensamento é uma conversa franca e fluente entre dança e música, entreouvida e amplificada por um encenador de teatro. A idéia inicial surgiu de uma série de exercícios de escuta desenvolvidos pela bailarina Maria Alice Poppe e pelo compositor Tato Taborda, a partir dos conceitos de consciência corporal e sonora, comuns aos dois artistas em suas respectivas formações. Esses exercícios que, partindo da idéia da escuta como símbolo de receptividade irrestrita, exploram os diferentes modos de relação entre música e movimento, naturalmente levaram os dois ao cruzamento das fronteiras que separam o gesto musical do gesto coreográfico.
- Concepção e interpretação
- Maria Alice Poppe (dança) e Tato Taborda (piano preparado)
- Direção
- Aderbal Freire-Filho
- Cenário
- Fernando Mello da Costa
- Figurino
- Ticiana Passos
- Iluminação
- Luiz Paulo Nenen
- Foto
- Renato Mangolin
- Programação Visual
- Raul Taborda
- Produção
- Fernanda Vogas