Coreografismos 2004
Lembro ter lido, uma vez, um trecho de um romance do escritor Georges Perec, em que ele decidira não utilizar a letra “e”, a letra mais usada na língua francesa. Ao lado, ele havia deixado uma versão do mesmo texto sem esta restrição desviada dos “e” e recorrendo a palavras que, do contrário, nunca apareceriam. Ítalo Calvino, leitor de Perec, reescreve as palavras de Nietzche (“o que se denomina invenção é sempre um grilhão auto-imposto”) ao afirmar que o jogo só faz sentido com regras de ferro, a auto-imposição de uma disciplina sem sentido transcendente. Tal princípio motiva este Coreografismos. Numa paisagem predominantemente restrita a um quadrado de quatro metros de lado e habitada por cinco bailarinos, pretende-se estabelecer a composição cênica como um exercício sobre a ideia de limitação limitação espacial – a quase totalidade das frases de movimento se inscrevem mesmo num quadrado ainda menor (1m) – e limitação de elementos e regras de composição – a continuidade do fluxo de movimento, o contato das mãos, o trânsito diagonal, a permanência em cena, os arcos desenhados do vocabulário que se contrapõem à angulosidade e à dureza das linhas que, sob os pés, definem o cenário.
- Direção e coreografia
- Paulo Caldas
- Intérpretes / pesquisa de movimento
- Carolina Wiehoff, Natasha Mesquita, Maria Alice Poppe, Paulo Caldas e Toni Rodrigues
- Iluminação
- José Geraldo Furtado
- Técnico de luz
- Luiz Olive
- Músicas
- Chris Lancaster
- Figurinos
- Márcia Poppe
- Produção
- Stacatto / Paulo Caldas
Palimpsesto 2001
Composição baseada no contato entre dois corpos que pretendem construir uma única going line de movimento.
- Direção e coreografia
- Paulo Caldas
- Intérpretes
- Maria Alice Poppe e Paulo Caldas
- Assistência de coreografia
- Maria Alice Poppe
- Iluminação
- José Geraldo Furtado
- Música
- Felipe Rocha
- Figurino
- Márcia Poppe
- Produção
- Staccato / Paulo Caldas
Quase Cinema 2000
- Direção e coreografia
- Paulo Caldas
- Intérpretes
- Flávia Meireles, Maria Alice Poppe e Paulo Caldas
- Assistência de coreografia
- Maria Alice Poppe
- Assistência de direção
- Thereza Rocha
- Iluminação
- José Geraldo Furtado
- Músicas
- W. Mertens / BO Harwood / Erkki-Sven Tüür
- Figurino
- Thereza Rocha
- Produção
- Staccato / Paulo Caldas
Quase Cinema pretende ser a última parte de uma trilogia que busca estabelecer uma experiência cênica impregnada de elementos de linguagem cinematográfica. Falso Movimento (1996) e LightMotiv (1998) se afirmavam como investigações sobre como certos procedimentos de linguagem próprias ao cinema poderiam reaparecer na cena coreográfica, emprestando-lhe novos modos de composição de tempo e espaço. Tratava-se – e ainda se trata, basicamente – de um esforço de produzir sensações de cinema sem cinema, sem a maquinaria do cinema, lidando apenas com a concretude dos corpos em movimento.
Quase Cinema investiga o tempo como uma dimensão reinventada pelo cinema a proposta é fazer conviver, entremeadas, três peças autônomas (um solo, um duo e um trio) e de estruturas temporais distintas, baseadas em textos de J. L. Borges e no roteiro de um filme não realizado de A. Artaud. E é de Artaud o argumento que serve como fio condutor do espetáculo um homem que pensa, ao longo de dezoito segundos, uma série de acontecimentos que duram, na verdade, cerca de uma hora.
Ligthmotiv – Díptico de Dança 1998
Foi uma investigação sobre certos procedimentos próprios à linguagem cinematográfica, e sobre o modo com que poderiam reaparecer na cena coreográfica que se construiu este díptico de dança, e foi pelo reconhecimento do lugar da luz na constituição da imagem no cinema que ela – a luz – acabou por se tornar seu ligthmotiv. Da condição de díptico decorre o fato de que o sentido das expressões que nomeiam cada uma das partes deste espetáculo se estenda também à outra. “Ritornelo”- título da primeira peça – remete ao exercício sobre a repetição, que atravessa os movimentos e as imagens como um verdadeiro princípio dramatúrgico; “Camarescura”- título da segunda – remete, de um lado, ao cinema a câmara obscura como o aparato em que se projetaram, há séculos, as primeiras imagens luminosas do mundo (a câmera cinematográfica é, pode-se dizer, uma variedade de câmara escura); e de outro, remete ao barroco, por sua predileção pelos interiores, onde um novo regime de luz pôde constuir formas inseparavelmente claras e escuras, formas de contornos rigorosamente indefinidos.
- Direção e coreografia
- Paulo Caldas
- Intérpretes
- Flávia Meireles, Maria Alice Poppe e Paulo Caldas
- Assistência de coreografia
- Maria Alice Poppe
- Assistência de direção
- Thereza Rocha
- Iluminação e cenografia
- José Geraldo Furtado
- Música
- Ärvo Part / Erkki-Sven Tüür / Michael Nyman / W. A. Mozart
- Figurino
- Thereza Rocha
- Produção
- Staccato / Paulo Caldas
Ostinato 1996
Desenvolvimento coreográfico de elementos já presentes no premiado Pas, este Ostinato recorre também ao tango e a técnica de contato-improvisação para a composição de um duo em que os corpos lutam contra a gravidade para permanecer de pé e dançar.
- Direção e coreografia
- Paulo Caldas
- Intérpretes
- Maria Alice Poppe e Paulo Caldas
- Iluminação
- José Geraldo Furtado
- Música
- Henay Purcell
- Figurino
- Thereza Rocha
- Produção
- Staccato / Paulo Caldas
Falso Movimento 1995
Falso Movimento é uma composição em que se justapõem dois solos como linhas melódicas de uma música polifônica, duas linhas coreográficas se estabelecem simultaneamente, ainda que independentes uma da outra. Falso Movimento, expressão que nos remete diretamente ao cinema, pretende, através do jogo com certos recursos desta arte, estabelecer uma outra experiência de tempo e espaço daqueles dois solos.
- Direção e coreografia
- Paulo Caldas
- Intérpretes
- Maria Alice Poppe e Paulo Caldas
- Iluminação
- José Geraldo Furtado
- Música
- Michael Nyman
- Figurino
- Thereza Rocha
- Produção
- Staccato / Paulo Caldas
Pas 1993
Uma coreografia em linha reta: aproximações, afastamentos, quedas e um fragmento da música de Pergolesi.
- Direção e coreografia
- Paulo Caldas
- Intérpretes
- Maria Alice Poppe e Paulo Caldas
- Iluminação
- José Geraldo Furtado
- Música
- G. Pergolesi
- Figurinos
- Thereza Rocha
- Produção
- Staccato / Paulo Caldas